Protocolos - Confraria da Gastronomia do Ribatejo
Confraria da Gastronomia do Ribatejo

Tendo em consideração que os objectivos das duas Confrarias são complementares e que ambos visam valorizar e promover os produtos de maior qualidade do Ribatejo, numa óptica de desenvolvimento da Região.

Tendo em consideração que a Gastronomia é olhada cada vez mais como um elemento fundamental do Património Regional e Nacional e que será sempre enriquecida com a adequada associação à componente báquica.

Tendo em consideração que o consumo do vinho deve ser encarado cada vez mais como associado a momentos de convivialidade, associando-se à cultura, história e identidade de cada região, saindo sempre reforçado com a correcta ligação à Gastronomia.

Entendem as duas Confrarias estabelecer o seguinte Protocolo de Colaboração:

1 - Nas suas actividades, será sempre procurada a boa articulação entre os produtos que representam, potenciando o efeito de cada um deles, de forma a engrandecer o património do Ribatejo.

2 – Na ocasião da preparação dos seus planos de actividades, deverá ser promovida uma reunião entre a Direcção da Confraria da Gastronomia e o Directório dos Notáveis da Confraria Enófila de Nossa Senhora do Tejo, para elencar acções que serão desenvolvidas em comum.

3 – Para o Capítulo da Confraria da Gastronomia do Ribatejo ou Capítulo Geral da Confraria Enófila de Nossa Senhora do Tejo, serão convidados sempre representantes da outra Confraria.

4 – Em todas as actividades da Confraria da Gastronomia do Ribatejo, deverá a Confraria Enófila de Nossa Senhora do Tejo – Ribatejo - Portugal pronunciar-se sobre a componente báquica, devendo, nas actividades desenvolvidas por esta, pronunciar-se a primeira sobre as matérias relacionadas com a gastronomia.

5 – Em todas as actividades a que estas Confrarias sejam convidadas a participar, dentro ou fora da Região, será estabelecido o necessário entendimento para que o prestígio e a visibilidade dos sectores que representam saiam reforçados por uma actuação conjunta.

27 de Maio de 2006
 
Pela Confraria da Gastronomia do Ribatejo e  Pela Confraria Enófila de Nossa Senhora do Tejo-Ribatejo-Portugal