Notícias Confraria
Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa

Na sequência da consagração, na Assembleia da República, no passado dia 26 de Junho, do “Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa”, a Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, ‘mãe’ da iniciativa, realizou no passado dia 13 de Julho, na Casa das Confrarias, no Casino da Figueira da Foz, a cerimónia da tomada de posse da Comissão Nacional composta por 30 entidades que irá ter a ser cargo, dar corpo ao programa para o primeiro destes dias que será celebrado a 29 de Maio de 2016.
A esta cerimónia que foi presidida pelo ministro Miguel Poiares Maduro e para além das entidades empossadas, estiveram também presentes representações de confrarias gastronómicas federadas, entre as quais a Confraria da Gastronomia do Ribatejo, na sua qualidade de membro fundador da Federação e a Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo.
Nas intervenções da presidente da Federação, Olga Cavaleiro, e do ministro Poiares Maduro ficou bem vincada a importância da Gastronomia que para além de constituir um importante activo económico, cultural e histórico consegue ser também uma das mais importantes alavancas da economia do País, porque a gastronomia e os sectores que lhe estão associados representam cerca de 20 por cento do PIB.
No final da cerimónia, realizou-se uma confraternização com degustação de pratos, produtos e vinhos oferecidos pelas Confrarias participantes, onde puderam ser apreciadas algumas das melhores iguarias da nossa Gastronomia. Nesta partilha o Ribatejo marcaram presença os Petiscos do Ribatejo e os Vinhos do Tejo que mereceram as melhores referências.