Notícias Confraria
"TEJO - História, Gastronomia e Vinho" foi a temática do jantar da Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo

A Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo organizou, pela primeira vez, um jantar temático no passado dia 20 de Setembro em Tancos.

Almourol Restaurante foi o local eleito para acolher esta actividade cujo programa teve início às 17 horas, com passeio de barco no rio até ao Castelo de Almourol, seguindo-se um Cocktail na esplanada junto ao Tejo e finalizando com um jantar subordinado ao tema "Tejo - História, Gastronomia e Vinhos".

O orador convidado foi o Dr. Armando Fernandes, pessoa com um conhecimento profundo da nossa região, gastronomia, vinhos e história que desenvolveu o tema "Tejo" enquanto estrada civilizacional; o Tejo elogiado pelos poetas e historiadores, a importância do nosso rio na gastronomia e no universo dos vinhos produzidos na nossa região e que adoptaram o seu nome, "Vinhos do Tejo".

Estes temas aliciantes associaram-se à cozinha tradicional ribatejana harmonizada com Vinhos do Tejo premiados no Concurso de Vinhos Engarrafados do Tejo 2014.

Com um Folhado de Peixe do Rio serviu-se o Vinho Branco Medalha Excelência, Vale de Lobos da Quinta da Ribeirinha; um Lombinho de Porco com Migas e Batata Assada foi acompanhado pelo Bridão Private Collection da Adega do Cartaxo, Medalha Ouro, e um delicioso Bolo de Canela com Gomos de Maçã Caramelizada, com o Varandas Licoroso da Adega de Almeirim, medalhado com Prata. No cocktail foram servidos vinhos dos produtores/confrades: Agro-Batoréu, Casal Branco, Casal da Coelheira, Casal do Conde, Encosta do Sobral, Quinta da Lagoalva e Quinta Vale de Fornos. Dez vinhos de dez produtores divulgados neste dia.

Além dos nossos confrades, gostaria de destacar a presença de produtores e enólogos, as Confrarias dos Enófilos do Dão e Estremadura, Colegiada da Aguardente da Lourinhã, Confraria da Gastronomia do Ribatejo e de José Carlos Santanita, o criador da Caravana dos Vinhos do Tejo no Brasil, num total de 50 pessoas.

Terminou-se a noite ao som do Fado.

Com este jantar temático, a Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo teve como objectivo divulgar os Vinhos do Tejo, a Gastronomia e a Região, num dia centralizado no Tejo, rio que deu o nome aos vinhos da nossa região.

Devido ao evento ter sido um êxito a Confraria vai, na Primavera do ano 2015, repetir esta actividade. Até lá!