No âmbito das comemorações Cidade do vinho 2024, a Escola Superior Agrária de Santarém tem levado a cabo várias iniciativas e, de acordo com o já definido em capítulos anteriores da nossa Confraria, fazia para nós todo o sentido lançar-se a iniciativa "A Confraria convida..."
Conversas intimistas e informais com enólogos que tiraram o seu curso na Escola, outros não, mas todos tendo em comum, um percurso de excelência por variadas empresas da região do Tejo, pelo país e também pelo estrangeiro.
Os temas foram “A Enologia no Feminino” a 31 de Janeiro, "A Enologia no Feminino vs Masculino" a 20 de Março e a 5 de Junho "A Enologia no Masculino" todos moderados por profissionais competentes do mundo da imprensa.
Estas sessões foram organizadas pela Confraria Enófila de Nossa Senhora do Tejo e pela ESAS, nas pessoas de Teresa Batista e Helena Mira, respetivamente, e contou com o apoio da Câmara de Santarém.
Houve lugar para um momento musical (Fado) no final das conversas, Rui Tanoeiro, João Chora e Maria Teresa Azóia foram os fadistas convidados.
Terminava-se a noite com uma prova de vinhos dos enólos convidados.
O feedback destas iniciativas foi muito positivo e contaram todos eles com uma centena de pessoas a participarem.