Notícias Confraria
Está de regresso o Tejo Academia
Está de regresso o ‘Tejo Academia’.
Criado em 2020, o ‘Tejo Academia’ é uma iniciativa promovida pela Comissão Vitivinícola Regional do Tejo e pela Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo, que tem como objectivo potenciar a presença dos vinhos da região na restauração local. Esta academia, destinada a restaurantes e similares da região, pretende aumentar a formação destes profissionais com um maior conhecimento sobre os Vinhos do Tejo, explorando a sua vertente enogastronómica. A 3ª edição vai contar com duas sessões, sendo a primeira no próximo dia 07 de Novembro, em Santarém, (no restaurante OH!VARGAS) e a segunda dia 15 de Novembro, em Fátima (no Hotel Dom Gonçalo). As inscrições são gratuitas e devem ser efectuadas até dia 31 Outubro para o email confraria.enofila.tejo@gmail.com.
 
Aquando da sua criação, o ‘Tejo Academia’ tinha definida uma periodicidade bienal, a qual intercalava com o evento ‘Tejo Gourmet’, no entanto, devido ao seu sucesso, os Vinhos do Tejo têm apostado na sua realização anual com direito a duas sessões de formação, uma na região e outra noutra zona do país.
 
Nestas sessões formativas são abordados diversos temas, leccionados por dois técnicos especializados - Rodolfo Tristão, sommelier e embaixador dos Vinhos do Tejo, responsável pelos temas vínicos; e o chefe Pedro Sommer, na gastronomia. Os temas a abordar na formação vão desde a vinha ao copo: conhecimento do terroir dos Vinhos do Tejo; como servir um vinho; como elaborar uma carta de vinhos; dicas de confecção, empratamento e harmonização. O objectivo final é proporcionar aos clientes, dos restaurantes da região, uma experiência diferenciadora e mais enriquecida, através de um serviço de excelência, tanto na gastronomia como na relação com o vinho.
 
No final de cada sessão, há sempre uma prova de Vinhos do Tejo e harmonizações