Notícias Confraria
2020 um ano cheio para a Confraria
Para o ano de 2020, a Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo prevê efectuar, como está estipulado estatutariamente, dois Capítulos Gerais: o da Primavera e o de Outono. Como é costume as entronizações de novos confrades serão no Capítulo Geral de Outono.
Prevê-se que sejam continuadas as parcerias com a CVRTejo.
Nos termos do protocolo existente, mantem-se a parceria com o Concurso de Vinhos do Tejo, cuja divulgação de resultados se prevê fazer na Gala dos Vinhos do Tejo.
Também se prevê haver novamente a parceria entre a CVR e a Confraria a organizar a Gala Vinhos do Tejo.
A Confraria vai organizar no decorrer do ano 2020 e pela primeira vez jantares denominados “Best of Tejo” . Estes jantares irão acontecer à 6ª feira ou ao Sábado caso haja algum programa associado.
“Best of Tejo”
  • Público-alvo Confrades e público em geral;
  • Jantares mensais à exceção dos meses de Verão;
  • O formato do evento prevê que os mesmos sejam realizados em parceria com os Produtores e Restaurantes da Região, e a sua realização alternada entre a Região do Tejo e o Restaurante da Ordem dos Engenheiros em Lisboa;
  • Provas comentadas com a presença do Enólogo.
Em 2020 não haverá Tejo Gourmet mas sim o Tejo Academia em parceria com a CVR Tejo e o Tejo Anima, este último também em parceria com a Rota dos Vinhos do Tejo.
Também em 2020 se concluirá o 1º Concurso de Fotografia Vinhos do Tejo.
Nos termos acordados com a CVRTejo, entidade que se pretende acompanhar nas ações promocionais em que seja relevante a presença ou a colaboração da nossa Confraria, esta estará presente nas atividades constantes do plano de atividades daquela.
A Confraria tem ainda a intenção de levar a cabo uma nova actividade “A Confraria convida”.
A Confraria convida”
  • Público-alvo Confrades e público em geral;
  • A realizar ao longo do ano de 2020;
  • O formato do evento prevê a apresentação de temática em auditório e programa associado;
  • Eventos a realizar em parceria com a Confraria da Gastronomia e ACP com quem existe Protocolo estabelecido e outros;
  • Poderá ser possível coincidir um dos eventos com a comemoração do aniversário dos 20 anos da CENST, este evento pretende promover a ligação entre os Confrades.

A Confraria também tenciona organizar uma visita cultural, estando-se a pensar a hipótese da visita ser à Ilha da Madeira e ainda um evento da comemoração do 20º Aniversário da Confraria.
Haverá participação em feiras e oferta de vinhos para provas, jantares e iniciativas de solidariedade.
Sempre que existam iniciativas por parte da Federação das Confrarias Báquicas de Portugal ou de outras Confrarias congéneres procuraremos estar presentes.
Dado o protocolo existente com a Confraria da Gastronomia do Ribatejo será dada particular atenção a esta, para que o protocolo seja cumprido integralmente pelas entidades envolvidas.
A nossa Confraria continua a integrar os Órgãos Sociais da Federação Nacional das Confrarias Báquicas, sendo que, desde Fevereiro 2016, é o nosso Grão-Mestre, Eng. Pedro Castro Rego, que preside esta instituição.
A Confraria procurará sempre estabelecer outros protocolos com entidades que permitam atingir os objectivos de maior visibilidade e divulgação dos produtos e serviços da Região do Tejo.
Vamos continuar com o nosso Site, actualizado mensalmente com várias notícias, com a Newsletter e com o Facebook onde se colocam notícias da nossa Confraria, dos confrades, produtores, vinhos e região.