Notícias Confraria
Tejo elegeu Os Melhores no Vinho e na Gastronomia
​​‘Gala Tejo 2019’ brindou aos melhores do Concurso Vinhos do Tejo e do Tejo Gourmet 
 
A Gala Tejo foi celebrada a rigor este Sábado, dia 18 de Maio de 2019, no Hotel dos Templários, no coração da cidade de Tomar. Perante a presença de 350 pessoas foi dado lugar à cerimónia de entrega de galardões no âmbito do X Concurso Vinhos do Tejo, bem como das melhores empresas e profissionais do sector, com a atribuição dos Prémios Vinhos do Tejo, nas categorias ‘Empresa Dinamismo’, ‘Empresa Excelência’, ‘Enólogo do Ano’ e ‘Prémio Carreira’  e do Tejo Gourmet - 9º Concurso de Iguarias e Vinhos do Tejo.
 
O X Concurso Vinhos do Tejo – o mais concorrido de sempre, com 183 vinhos – foi disputado com tenacidade. Para além das habituais ‘Medalhas de Excelência’, foram atribuídas duas ‘Grandes Medalhas de Ouro’, 29 ‘Diplomas de Ouro’ e 24 ‘Diplomas de Prata’.
 
A Gala Tejo, evento anual organizado pela Comissão Vitivinícola Regional do Tejo em parceria com a Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo, tem como objectivo promover a marca Vinhos do Tejo, estimular a produção vínica de qualidade e dar a conhecer os néctares da região num momento de união e confraternização entres os players do sector na região.
 
Vinhos da Quinta da Alorna e da Companhia das Lezírias chegam ao topo
As duas Medalha de Excelência foram atribuídas ao Quinta da Alorna Alvarinho e Viognier Reserva branco 2017 (Quinta da Alorna) e ao  Tyto Alba Touriga Nacional tinto 2015 (Companhia das Lezírias). 
 
A excelência dos vinhos da competição deste ano "obrigou" à atribuição de duas Grandes Medalhas de Ouro. Ambos tintos, os merecedores foram o Clavis Aurea Reserva 201' (Quinta Casal Monteiro) e o Bridão Reserva 2016' (Adega do Cartaxo). 
 
O Casal da Coelheira destaca-se com o maior número de vinhos premiados, com três ‘Diplomas de Ouro’, dois ‘Diplomas de Prata’ e o 1.º e 3.º lugares no que toca aos ‘Melhores Brancos de 2018’, com o 'Casal da Coelheira Reserva’ e 'Casal da Coelheira Private Collection’, respectivamente. 

António Ventura é galardoado com o ‘Prémio Carreira’
No âmbito dos Prémios Vinhos do Tejo relativos à prestação no ano transacto, o Prémio Carreira seguiu viagem com o engenheiro António Ventura, enólogo em várias adegas, nomeadamente na Adega Cooperativa de Almeirim. Natural do Cadaval, possui o legado da família no que toca à actividade da vitivinicultura, um património enriquecido com a formação em Indústrias Agro-Alimentares, na Escola Superior Agrária de Santarém, a licenciatura em Agronomia, na Universidade de Évora, e a especialização em Viticultura e Enologia, em 1983, no Instituto e Horticultura de Geisenheim, na Alemanha. É também responsável por muitas das equipas de enologia de adegas do país.
 
O Enólogo do Ano 2018 é Bernardo Cabral. Enólogo da Companhia das Lezírias, desde 2012, faz consultoria nesta área em outras adegas do país - ilha do Pico, nos Açores, inclusive. É licenciado em Engenharia Agro-Industrial pelo Instituto Superior de Agronomia e possui a pós-graduação em Enologia, da Universidade Católica do Porto.
 
Nas categorias de Empresa Dinamism’ e Empresa Excelência constam, respectivamente, a Adega Cooperativa de Benfica do Ribatejo e a Adega Cooperativa do Cartaxo.
 
Tejo Gourmet distingue 8 restaurantes com Grande Medalha de Ouro
A noite de festa da Gala Tejo foi também contemplada com os prémios da 9.ª edição do Tejo Gourmet, o concurso que tem como objectivo promover a excelência na restauração, com destaque para a harmonização dos Vinhos do Tejo com uma gastronomia de índole tradicional, internacional e de autor. 
 
Dos 58 restaurantes participantes deste ano, 17 receberam Diploma de Prata, 28 arrecadaram Diploma de Ouro e 8 foram distinguidos com Grande Medalha de Ouro. São eles o À Terra (Vila Monte Farm House, Olhão), o Beef & Wines (Funchal, Ilha da Madeira), o Cisco - Cozinha Tradicional (Almeirim), o Espadarte (Hotel Sana Sesimbra, Sesimbra), o Quorum (Lisboa), o Rei dos Leitões (Mealhada), o Taxiko Steackhouse (Funchal, Ilha da Madeira) e o Wish (Porto).
 
Por sua vez, os 11 Prémios Especiais foram distribuídos por 14 restaurantes. O de Melhor Restaurante foi atribuído ao ao Wish (Porto), a Melhor Cozinha de Autor é do Quorum (Lisboa) e o Melhor Cozinha Internacional foi parar às mãos do À Terra (Vila Monte Farm House, Moncarapacho, Olhão). O Cisco - Cozinha Tradicional (Almeirim) arrecadou o galardão de Melhor Cozinha Tradicional e o Petiscaki (Montemor-o-Novo) conquistou a Melhor Casa de Petiscos. O Prémio Revelação foi dividido por dois espaços de restauração: Taxiko Steakhouse (Funchal, Ilha da Madeira) e Casa Chef Victor Felisberto (Alferrarede, Abrantes). O mesmo se passou com o Melhor Promoção, distinção atribuída ao Clube Lisboeta e ao Pão à Mesa, ambos em Lisboa, bem como à Melhor Entrada, partilhada pelo restaurante Espadarte (Hotel Sana Sesimbra, Sesimbra) e pelo Rei dos Leitões (Mealhada). O Calça Perra (Tomar) apresentou o ‘Melhor Prato’ e, para finalizar, o Viva Lisboa (Neya Hotel, Lisboa) deu a provar a Melhor Sobremesa desta edição do Tejo Gourmet. Para a categoria de Melhor Carta de Vinhos foi distinguido o Beef & Wines (Funchal, Ilha da Madeira).
Todos os premiados se encontram nas listas que seguem:

Prémios Vinhos do Tejo 2018
Prémios Concurso Vinhos do Tejo 2019 (Pratas, Ouros, Grandes Ouros e Excelências)
Prémios Os Melhores Rosés e Brancos Colheita 2018​
​Prémios Tejo Gourmet 2019 (Pratas, Ouros, Grandes Ouros e Especiais)