Notícias Tejo Gourmet
O Júri do Tejo Gourmet 2019

São 15 os Membros do Júri do  Tejo Gourmet 2019.

Os nossos Chefes 
Pedro Sommer fez o curso de Cozinha na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, onde hoje é formador.
e na Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal (ACCP), em Lisboa.
Trabalhou em Hotéis e Restaurantes conceituados como: o Hotel Bairro Alto, o Hotel Ritz e o Restaurante Kais, em Lisboa. Trabalhou igualmente em Londres, no The Dorchester Hotel, onde teve o privilégio de servir a Rainha de Inglaterra e Nelson Mandela. Teve o seu próprio restaurante chamado Sommer.

Pedro Mendes iniciou-se na cozinha na Bélgica, e andou um pouco por toda a Europa, desde a Holanda até à França, Inglaterra e Irlanda.
Em 2013, lançou o livro ‘O Renascer da Bolota’, uma obra inédita em Portugal sobre a utilização da bolota na culinária, reunindo um conjunto de receitas de sua autoria, e ao alcance de todos. Em Novembro de 2013 foi chefiar a cozinha do Alentejo Marmoris Hotel & Spa, em Vila Viçosa. Depois disso teve uma breve passagem por Cascais no Restaurante Maria Pia, mas actualmente está de regresso ao Alentejo para comandar novamente a Cozinha do Marmoris Hotel & Spa.

Rodrigo Castelo  Todos conhecemos alguém que diz que um dia vai deixar a profissão para se dedicar a uma paixão que até aí não passava de um hobby. Porém, são poucos os que o fazem e ainda menos os que são bem sucedidos. Rodrigo Castelo é um dos casos de sucesso.

Profissional da industria farmacêutica - e antigo forcado amador - Castelo mandou os remédios às malvas para se dedicar à cozinha, actividade cujo gosto desenvolveu desde cedo, influenciado pelo pai. Sem cura, ou retrocessos, em finais 2013 abriu na sua terra natal, Santarém, a Taberna Ó Balcão e logo começou a dar nas vistas na região. Santarém fica a menos de uma hora de Lisboa e o chefe Rodrigo Castelo rapidamente encurtou ainda mais a distância do centro mediático e fez-se notar. Não pelos petiscos saborosos mais comuns, que também faz, mas por se ter dedicado a recuperar receitas, tradições e produtos locais pouco conhecidos fora da sua região e sem receio de deixar, aqui e ali, uma marca própria. O seu restaurante Taberna Ó Balcão recebeu este ano a distinção da Revista Vinho Grandes Escolhas com o prémio Cozinha Tradicional Portuguesa.


Madalena Dias 
Além de dar formação tem um projecto intitulado Cook2Wine. Projecto inovador no Ribatejo com uma forte vertente no Turismo Gastronómico e Enoturismo, capaz de proporcionar emoções e recordações nos mais diversos ambientes. Através da criação de Eventos Enogastronómicos, o Cook2Wine aposta na excelência dos vinhos da região Tejo em comunhão com as iguarias, passando por uma cozinha de autor pelas mãos da Chef Madalena Dias, dando primazia aos produtos sazonais do nosso Ribatejo.


Maria Emília Rhodes Morgado é chefe de cozinha e pastelaria. É formadora e representante da AHRESP em Santarém.


Os nossos Enólogos
Carlos do Céu Pereira é enólogo de profissão, membro da Câmara de Provadores da CVR Tejo e membro da Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo. É membro efectivo do júri.

João Sardinha da Cruz  é natural de Lourinhã, é Engenheiro Técnico Agrário pela Escola Superior Agrária de Santarém, concluiu o Curso ETIC de Protecção integrada em Viticultura e conta com os mais diversos Cursos de Prova de Vinhos e Aguardentes.
Foi Júri de Prova em diversos Concursos Nacionais e Internacionais, Formador de Enologia durante 4 anos na escola de Hotelaria e Turismo do Estoril.
Foi Provador das CVR’ s Cartaxo, Ribatejo e Tejo durante 25 anos dos quais 10 como chefe da Câmara de Provadores, é também membro da Colegiada de Enófilos de São Vicente, da Colegiada de Nossa Senhora da Anunciação da Lourinhã-Aguardentes Lourinhã, membro fundador e Grão escanção da Confraria Enófila de Nossa Senhora do Tejo. É actualmente enólogo na adega de Alcanhões tendo passado por muitas adegas do Tejo. Foi agraciado com o Prémio Carreira pela CVR Tejo na Gala de 2017. Faz parte do grupo de rock "Os Charruas"
 
Mário Andrade é enólogo de inúmeras adegas da região do Tejo e fora do Tejo como do conhecido João Portugal Ramos. Enólogo reconhecido e grande profissional. 

Críticos de Gastronomia e Vinhos, Escanções, Bloguistas e Jornalistas da Especialidade

Fernando Melo é um dos melhores e dos mais mais conhecidos críticos gastronómicos do nosso país. Escreve sobre comida e vinhos. Colabora para as Revistas Evasões e para a Vinho-Grandes Escolhas. 

João Geirinhas é licenciado em História. É Director de Negócios da Revista Vinho - Grandes Escolhas - uma revista dedicada aos vinhos, produtores, gastronomia e diversas áreas ligadas a estes sectores. Um homem com grande experiência, sério, correcto e um grande profissional.

Maria João de Almeida é jornalista desde 1995, tendo-se especializado na área dos vinhos. Trabalhou na TVI e integrou os quadros do Expresso durante mais de uma década.

Colabora frequentemente com várias publicações e é membro de júri de diversos concursos de vinho e gastronomia nacionais e internacionais. É autora de livros, entre os quais «Memórias do Vinho» e «Guia do Enoturismo em Portugal», este último premiado o melhor do mundo nos Gourmand Awards e mais recentemente "O Vinho na Ponta da Língua". 
Foi editora da Revista O Escanção. É consultora da selecção de vinhos servidos a bordo na TAP e escreve para a revista UP da mesma empresa. Também é consultora dos vinhos do LIDL.


Luís Gradíssimo é licenciado em engenharia informática e mestrado em Gestão. Desde 2013 exclusivamente dedicado ao Vinho, com o lançamento do projecto Adegas de Portugal®, entretanto já descontinuado, e com o posterior lançamento do Wine Club Portugal, actualmente sob a insígnia Enóphilo®, com a organização de Cursos de Vinho, Provas Temáticas e de eventos vínicos de nicho, como o Enóphilo Wine Fest, em Lisboa (2015-18), Porto (2016-18) e Coimbra (2018) e o Brut Experience® (Evento e Concurso Internacional de Espumante). Desde de 2015 que publica activamente, sobretudo sobre vinhos portugueses, no blog Avinhar®.


António Mendes Nunes  Cronista no site/blogue mendesnunes.com, As Minhas Escolhas e colaborador permanente nas revistas Paixão pelo Vinho e Paixão pela Cerveja. Estudou História e é jornalista há muitos anos. Pessoa competente e com experiência tanto em vinhos como em gastronomia.

Pedro Cruz Gomes é engenheiro civil e um amante da gastronomia daí a existência do seu Blog Gastrossexual. Fez o mestrado em Ciências Gastronómicas. Bom entendedor de gastronomia.

Augusto Gomes é Escanção e tendo passado por inúmeros espaços (restaurantes e hotéis) como escanção e F&B. Colabora actualmente para a Revista Paixão Pelo Vinho.

OBRIGADA ao Júri pela sua disponibilidade.