Notícias Vinhos do Tejo
CVR Tejo deu voz às mulheres

O presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Tejo e nosso confrade, Luís de Castro, convidou os jornalistas da imprensa nacional e alguns blogues que escrevem sobre vinhos, bem como críticos e sommeliers para um evento dos Vinhos do Tejo muito especial, em que as mulheres são o centro do vinho. O Dia Internacional da Mulher celebra-se em Março, mas em Portugal, o mês de Maio é preponderante no que toca ao sexo feminino, pois celebra-se o Dia da Mãe e é o mês de Maria. Em vésperas do Dia da Mãe, a CVRT promoveu uma iniciativa onde veio juntar Enólogas e Produtoras dos Vinhos do Tejo, dando a conhecer os seus projectos e vinhos. Pelo feedback de algumas presentes e que não se conheciam, já que presentes estavam enólogas e produtoras de grandes quintas e de quintas mais pequenas, foi muito positivo terem se juntando, pela primeira vez, conhecido e trocado experiências, ao mesmo tempo que os vinhos que representavam eram provados por um plantel alargado de quem tem por missão divulgar os vinhos de Portugal , neste caso concreto, os Vinhos do Tejo. O local escolhido foi o restaurante, propriedade e três jovens ribatejanos: Mãe – Cozinha com Amor, sito na Rua Dona Estefânia, 92B em Lisboa.

Estiveram à prova vinhos variados, com o intuito de mostrar a diversidade que existe na região, mas privilegiando a sua identidade. O programa, com prova comentada (um vinho por enóloga/produtora) seguiu-se o almoço com sabores do Tejo.
Longe vai o tempo em que a mulher, no mundo dos vinhos eram muito poucas, e as primeiras enólogas de Portugal por vezes eram notícia. Hoje o mundo dos vinhos é também das mulheres e temos grandes enólogas, a quem mestres da enologia e professores das faculdades salientam que a mulher tem o seu lugar neste competitivo mundo dos vinhos.
Destacamos as mulheres presente e que ou são confreiras ou trabalham num produtor membro da confraria: Rita Conim Pinto, Élia Marques Vitorino, Joana Silva Lopes (Enóloga do Ano 2017), Teresa Nicolau, Anca Martins, Rita Vidal, Antonina Barbosa e Margarida Falcão Rodrigues