Notícias Produtores
​Vinhos da Herdade dos Templários continuam a receber prémios de prestígio
Conjugação de tradição, tecnologia e know-how sob orientação do enólogo Hernâni Magalhães
 O vinho tinto Convento de Tomar Reserva 2013, produzido pela Herdade dos Templários, em Valdonas, Tomar, já conquistou este ano 4 medalhas de Ouro em conceituados concursos nacionais e internacionais, nomeadamente Concurso de Vinhos de Portugal; Concours Mondial de Bruxelles; Challenge International du Vin e Premium Select International Wine Challenge - ProWein 2017. Foi ainda classificado com 90 pontos na publicação norte-americana Wine Enthusiast.
As marcas da Herdade dos Templários são Vale das Donas (tinto e branco); Herdade dos Templários (tinto, branco e rosé); Convento de Tomar (tinto Reserva); Sellium (vinho licoroso). Em anos de qualidade excepcional são ainda produzidos os vinhos Templários (em tributo aos Cavaleiros Templários) e o vinho Herdade dos Templários Grande Escolha monocasta Touriga Nacional (em tributo à casta rainha portuguesa).
A Herdade dos Templários (Quinta do Cavalinho - Vinhos, Lda.) é uma propriedade vitivinícola de cariz familiar que se dedica à produção e comercialização de vinhos de qualidade há já mais de 25 anos em Valdonas - Tomar (uma das sub-regiões da Denominação de Origem TEJO). O relevo acentuado, a diversidade dos solos e os excelentes recursos hidrográficos são condições naturais favoráveis ao cultivo da vinha que existe nesta fértil região agrícola há vários séculos.
Com uma área de 30 hectares, a propriedade é composta por 18 hectares de vinha, adega de vinificação, salão de eventos e casa de turismo local (enoturismo). As vinhas estão plantadas em solo profundo de origem xistosa e argilo-calcária, seco à superfície e rico em água na transição para o subsolo. Dotadas de rega gota-a-gota, para controlar o nível de stress hídrico, as vinhas apresentam sistemas de condução que garantem a exposição solar e arejamento necessários para maturações mais equilibradas e uvas de alta qualidade assentes numa selecção das melhores castas regionais, nacionais e internacionais.
Uma perfeita conjugação entre a tradição, a tecnologia e o know-how aliados a uma rigorosa selecção de castas e à arte de vinificar na própria adega as suas próprias uvas, sob o controlo de uma experiente equipa técnica liderada pelo enólogo Hernâni Magalhães, tem permitido produzir em pequena escala, grandes vinhos. As medalhas e distinções obtidas nos mais conceituados concursos e revistas nacionais e internacionais corroboram perante o mercado a qualidade e consistência daqueles néctares, colheita após colheita.
A comercialização dos vinhos tem foco no canal horeca através de distribuidores locais no norte, centro e sul de Portugal dispondo também de loja online para fazer chegar os vinhos a qualquer ponto do país. A exportação tem sido outro importante foco deste produtor com presença no Canadá, Estados Unidos, Brasil, China, França, Suíça, Holanda, Alemanha, Bélgica, Polónia e Luxemburgo. Ligue o som e veja o video deste produtor membro da nossa Confraria. Clique aqui para visualizar o Vídeo