Notícias Tejo Gourmet
Tejo Gourmet regressa para premiar vinhos do tejo e a melhor restauração regional e nacional
Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo organiza o TEJO GOURMET 2016 com o apoio da Comissão Vitivinícola Regional do Tejo

A pluralidade e a riqueza dos vinhos portugueses oferecem a possibilidade de se criarem inúmeras harmonizações gastronómicas. Um bom vinho harmonizado com um bom prato é uma experiência única e verdadeiramente gratificante, especialmente quando a combinação entre vinho e prato é perfeita e os Vinhos do Tejo, quer pela sua diversidade, quer pela sua crescente qualidade, são uma escolha excelente.

Neste sentido enogastronómico, surgiu o Tejo Gourmet – Concurso de Iguarias e Vinhos do Tejo – um concurso gastronómico que tem como objectivo divulgar a qualidade dos Vinhos da Região a par da Restauração Regional e Nacional.

Criado em 2010 pela Comissão Vitivinícola Regional do Tejo, é organizado pela Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo em parceria com a CVR Tejo e assume-se como um concurso nacional que visa promover a harmonização da gastronomia dos restaurantes participantes com os Vinhos do Tejo presentes nas suas cartas.

A CVR Tejo tem como missão “ajudar os produtores da Região a aumentar a sua presença nos mercados estratégicos com vinhos empolgantes e estilos diferenciados, oferecendo ao consumidor, continua e consistentemente, qualidade a bom preço.” Já a Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo, criada em 2000, tem como finalidade o estudo, a promoção e a valorização dos vinhos e produtos vínicos do Tejo, tendo como patrono Nossa Senhora do Cacho.

Desde o ano da sua criação que o Tejo Gourmet tem vindo a crescer, ultrapassando as fronteiras do Ribatejo e convidando outras regiões e outros paladares a oferecerem o que têm de melhor através das suas receitas harmonizadas, o que confirma que os Vinhos do Tejo se ajustam a diferentes gastronomias.

Este ano a sétima edição do concurso regressa em Novembro. A fase de inscrições está já a decorrer desde o dia 1 de Agosto e manter-se-á até 30 de Setembro. O concurso decorre de 5 a 27 de Novembro e é de salientar que pela primeira vez é completamente gratuito. Qualquer restaurante do país interessado em participar deverá consultar o regulamento do concurso em www.confrariadotejo.pt e enviar a sua ficha de inscrição (disponível para download), bem como menus a concurso com os respectivos vinhos até dia 30 deste mês para o e-mail confraria.enofila.tejo@gmail.com.

O Tejo Gourmet continua assim a desafiar a restauração de norte a sul do país, sem esquecer a Madeira e os Açores, a confeccionar as melhores receitas harmonizadas com Vinhos do Tejo, demonstrando que estes, quer pela sua diversidade, quer pela sua qualidade, são uma escolha perfeita.

Os restaurantes participantes terão de preparar uma entrada, um prato e uma sobremesa que deverão ser acompanhados por Vinhos do Tejo certificados (Regionais e/ou DOCs).

Na edição de 2015 o Júri do Tejo Gourmet avaliou 42 restaurantes, o maior número de sempre, tendo todos eles apresentado harmonizações de fazer crescer água na boca. Marcaram presença vários tipos de restaurantes, desde o tradicional, ao internacional, passando pela fusão e pela cozinha de autor, provenientes de diversos pontos do país.

Nessa edição o Júri distinguiu os restaurantes participantes com 20 diplomas de ouro, 18 de prata e 10 condecorações especiais, tendo estas sido atribuídas a 11 restaurantes devido ao desempenho que apresentaram em critérios específicos.

No que concerne às receitas propriamente ditas, no Tejo Gourmet 2015 o troféu “Melhor Entrada” foi para o restaurante Taverna do 8 ó 80 (Nazaré), o prémio “Melhor Prato Principal” foi entregue ao restaurante Sala de Corte (Lisboa), o Café Alentejo (Évora) recebeu o prémio “Melhor Sobremesa” e o restaurante Chalet Vicente, no Funchal, recebeu o troféu “Melhor Restaurante”.

Os vencedores do Tejo Gourmet 2016 serão anunciados na Gala Vinhos do Tejo de 2017 e após serem divulgados os resultados, os amantes de gastronomia e vinhos poderão percorrer a rota Tejo Gourmet, visitando os restaurantes participantes e apreciando as suas harmonizações e receitas premiadas, que com certeza irão surpreendê-los.

Os Vinhos do Tejo possibilitam ricas harmonizações culturais e regionais, e uma vez que as harmonizações são uma das melhores formas de divulgar vinhos junto da restauração e do consumidor final, faz todo o sentido que a CVR Tejo e a Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo apostem neste concurso, ano após ano, pois o Tejo Gourmet é uma excelente oportunidade para os produtores da Região do Tejo e para os restaurantes participantes mostrarem aquilo valem.