Notícias Confraria
O que andamos a fazer?

13 de Abril - Cerimónia da Tomada de Posse da Presidente de Honra Embaixadora Maria Dulce Barros
Vinhos do Tejo dos nossos produtores/confrades estiveram presentes no cocktail da Cerimónia da Tomada de Posse da Presidente de Honra Embaixadora Maria Dulce Barros e do Conselho de Cidadãs e Cidadãos Brasileiros junto ao Consulado-Geral do Brasil em Lisboa que teve lugar nas instalações do Consulado do Brasil em Lisboa e que contou com 50 presenças de importantes autoridades da sociedade civil portuguesa e brasileira.
22 a 24 de Abril – Lagoa Wine Show
A Confraria marcou presença na 2ª edição do evento Lagoa Wine Show com a Quinta do Casal Branco que em sua representação participou durante os 3 dias dando a conhecer os seus vinhos.
28 de Abril a 1 de Maio – Festa do Vinho do Cartaxo
A Confraria participou na Festa do Vinho do Cartaxo com um Lounge Institucional. É bom lembrar que a primeira edição da Festa do Vinho aconteceu há 28 anos, em 1988 e foi um sucesso. A Confraria também marcou presença no Seminário “Cortiça e Vinho – Uma União Natural” onde foram entregues os prémios do Concurso dos Vinhos do Concelho do Cartaxo e do Concurso dos Vinhos do Tejo ambos da Colheita 2015. Muitos dos nossos produtores/confrades viram os seus vinhos premiados.
5 de Junho  - Passeio em Clássicos
A Confraria, em parceria com o ACP, vai organizar mais um Passeio em Clássicos, este ano na zona de Lisboa, com o intuito de divulgar os Vinhos do Tejo fora da região.
14 de Junho - Exposição de Réplicas de Naus Portuguesas do Século XV a XIX e Produtos de Excelência Portugueses
Desde 2 de Fevereiro deste ano, a Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo preside a Federação das Confrarias Báquicas de Portugal, sendo que que dos objectivos primordiais desta é proceder à divulgação dos vinhos, das regiões e da história vitivinícola nacional e de cada uma das regiões associadas, interligando os aspetos históricos e culturais.
É neste sentido que decidimos aderir a esta acção, que nos pareceu ser bastante interessante, e que não só será enriquecida com a participação dos nossos vinhos como poderá servir para estes serem apresentados em ambiente de excelência, sobretudo para quem procure uma porta de entrada no difícil mercado espanhol.
Desta forma, apelamos à participação dos Produtores do Tejo membros da nossa Confraria, nomeadamente para que possamos ter uma representação do Tejo que transmita uma imagem dinâmica do movimento das Confrarias Báquicas e simultâneamente da ancestral vocação exportadora dos nossos vinhos.
Este evento está confirmado para o dia 14 de Junho em Madrid no Palácio Neptuno, com a participação da AICEP, da Embaixada de Madrid, da Federação das Confrarias Báquicas de Portugal e da Quinta da Boeira.

Interligando a História de Portugal à promoção dos vinhos e gastronomia Portuguesa, vai ser efectuada a exposição de Naus do Século XV ao Século XIX  tendo como base uma brochura específica com alusão aos  Descobrimentos, à Circum-navegação e ao Tratado de Tordesilhas onde Portugal e a Espanha chegam a acordo sobre o partilhado mundo descoberto.

Esta inovação de ligação dos nossos produtos de excelência à História de Portugal tem como base a captação da atenção da imprensa, historiadores, importadores, lojas de vinhos e restauração em geral.

DIA 14 de JUNHO de 2016

Das 11H às 14H00, recepção de convidados VIP cerca de 60/70, jornalistas importadores e historiadores.

Das 17H às 20H30 recepção de importadores, Lojas de Vinhos, restaurantes entre outros.

A assessoria e relações públicas esperam entre 300 a 400 pessoas neste período.

PROGRAMA PREVISIONAL:

11h00/11H45  - Intervenção de historiador das embarcações da época.
                          Intervenção de historiador sobre a Gastronomia utilizada nas embarcações da época.
                          Intervenção Quinta da Boeira.
                          Intervenção Presidente da Federação das Confrarias Báquicas de Portugal.
                          Intervenção delegado AICEP.
                          Intervenção Embaixador.
                          Intervenção de membro do Governo presente.

12h00  -  PROVA DE 200 ANOS DE VINHO DO PORTO.
 
12h20  -  PROVA DE MONOCASTAS DE UMA REGIÃO DE PORTUGAL A SORTEAR PELA FEDERAÇÃO.

12h40  -  INÍCIO DA VISITA ÀS CARAVELAS E PROVAS DOS VINHOS E GASTRONOMIA PRESENTES NAS MESAS.

As Hospedeiras vão entregar aos convidados um dossier pelo que os inscritos devem remeter documentação para juntar ao dossier.

14H00 ÀS 17H00 ENCERRADA PARA ALMOÇO E DESCANSO.

17H00 ÀS 20H30 CONTINUAÇÃO DAS PROVAS DOS VINHOS E GASTRONOMIA PRESENTES NAS VÁRIAS MESAS.

Os inscritos poderão ou não optar pela viagem em autocarro, assim como pelo hotel, conforme ficha de inscrição anexa.

Se o pretenderem, os inscritos poderão efectuar a viagem de avião e utilizar outro hotel em Madrid, devendo no entanto informar a organização para receberem o convite de acesso à exposição.

Se pretenderem deslocar-se num dos autocarros da organização, poderão levar os vinhos para prova e publicidade no respectivo autocarro. Para o efeito, por favor queiram informar a organização das quantidades, além de terem de ser portadores de toda a documentação obrigatória por lei (factura proforma/ guia de remessa).