Notícias Vinhos do Tejo
Vinhos do Tejo brilharam no Brasil
Entre 19 e 26 de Fevereiro decorreu a “Semana Vinhos do Tejo no Brasil”, que reuniu cerca de 1500 pessoas no Rio de Janeiro e em São Paulo, entre as quais se destacam profissionais do “trade”, jornalistas, empresários e enófilos.
Durante esta semana 15 produtores da Região apresentaram ao público brasileiro mais de 100 vinhos da região do Tejo, onde se incluíram tintos, brancos, rosés e espumantes reconhecidos e premiados.
                A CVR do Tejo fez-se representar nos eventos pelo seu Presidente Sr. Luis de Castro, e pelo Director Geral, Engº João Silvestre.
Duas Grandes Provas de Vinhos do Tejo, Harmonizações, Palestras com Degustações, Master Classes e Premiações fizeram parte das actividades promovidas pela “Semana Vinhos do Tejo no Brasil”, eventos que contaram este ano com a presença do reconhecido e premiado chef ribatejano Rodrigo Castelo, proprietário do “Taberna Ó Balcão”, em Santarém, e com a participação daquele que é considerado o melhor sommelier brasileiro, Diego Arrebola e o chef brasileiro Ivan Achar, proprietário do restaurante de São Paulo “Alma Cozinha”.
No primeiro dia do evento no Rio de Janeiro realizou-se uma Degustação para a Associação Brasileira de Sommeliers e uma Palestra dirigida pelo Eng. João Silvestre, Diretor Geral da CVR Tejo, onde se deu a provar um vinho de cada produtor participante.
Um jantar harmonizado destinado aos media brasileiros e confeccionado pelo Chef Rodrigo Castelo teve lugar no dia 21 no restaurante “Adegão Português”, premiado Melhor do Ano 2016 na categoria Melhor Restaurante de Gastronomia Portuguesa. Já a Grande Prova Anual Vinhos do Tejo no Rio de Janeiro realizou-se dia 23, no Iate Club do Rio de Janeiro, tendo o sommelier Diego Arrebola conduzido também neste dia uma Master Class Vinhos do Tejo e o Chef Rodrigo Castelo apresentado uma sessão de Showcooking.
Dia 24 realizou-se uma Acção de Promoção Vinhos do Tejo numa das principais lojas do Pão de Açúcar em São Paulo, acção que incluiu uma Palestra dirigida pelo Eng. João Silvestre, onde cada produtor presente na cadeia de supermercados fez uma apresentação dos seus vinhos. De notar que actualmente os vinhos da região do Tejo são os mais representados nas prateleiras do Pão de Açúcar.
Por sua vez, a Grande Prova Anual Vinhos do Tejo em São Paulo teve lugar dia 25 de Fevereiro no Consulado de Portugal. Também neste dia Diego Arrebola conduziu nova Master Class Vinhos do Tejo e o Chef Rodrigo Castelo apresentou nova sessão de Showcooking.
Para finalizar a “Semana Vinhos do Tejo no Brasil”, no último dia do evento realizou-se um almoço harmonizado novamente destinado aos media do país, no restaurante “Alma Cozinha”, confeccionado pelo Chef português convidado e pelo Chef brasileiro Ivan Achar, que ganhou o prémio Melhor do Ano 2016 na categoria Chef de Cozinha do Ano.
No evento participaram 15 produtores da região do Tejo: Adega Cooperativa do Cartaxo, Agro Batoréu, Casa Cadaval, Casal da Coelheira, Casal do Conde, Companhia das Lezírias, Encosta do Sobral, Enoport - United Wines, Fiuza&Bright, Quinta da Alorna, Quinta da Badula, Quinta do Casal Branco, Quinta do Casal Monteiro, Quinta da Lapa e Pinhal da Torre.
João Silvestre destacou com agrado que os Vinhos do Tejo, graças à sua qualidade, têm vindo a receber uma aceitação cada vez maior por parte do mercado brasileiro, mercado este que, segundo Luís de Castro, Presidente da CVR Tejo, cresceu 30% em 2015.
E é precisamente por ter em conta os óptimos resultados alcançados que a CVR Tejo continua a promover os Vinhos do Tejo além-fronteiras, acreditando no seu valor e potencial, procurando sempre aumentar o seu reconhecimento e reputação.