Notícias Tejo Gourmet
Gastronomia do Cartaxo
No concelho do Cartaxo podemos encontrar uma grande variedade de pratos tradicionais. O pão de trigo ou de milho, quando endurecia, era aproveitado para a confecção de variados pratos. Durante a semana, o almoço era composto por sardinhas assadas, bacalhau assado, migas, magusto, e havia quem comesse somente pão torrado, molhado em azeite. Ao jantar comiam-se misturadas, sopas de grão e de feijão com castanhas ou abóbora, toucinho e chouriços. A carne de porco, galinha ou coelho, eram comidas apenas aos domingos ou em dias de festa. Nas freguesias ribeirinhas, como Vale da Pedra e Valada, eram consumidos peixes como o sável, a fataça ou a enguia. Pratos típicos do concelho do Cartaxo:
Sopas: Sopa de peixe do rio, sopa de abóbora com feijão branco, sopa de grão com repolho, sopa de feijão com castanhas, sopas (misturadas), sopa de peixe, sopa da pedra, sopa de coelho com feijão branco.
Peixes: Fataça frita com açorda, enguias fritas, açorda de sável, ensopado de enguias, caldeirada, fataça na telha; torricado (toiras ou galhofas) com bacalhau assado ou sardinha assada, petingas fritas, magusto com bacalhau assado; pastéis de bacalhau.
Carnes: carne de porco à cartaxense, carneiro guisado com batatas, arroz de cacholada, cabidela de galinha, borrego ou carneiro guisados ou assados à ribatejana, coelho grelhado à moda de Vila Chã de Ourique, lombo de porco assado à ribatejana, enchidos diversos (roleira, morcela, farinheira, chouriço preto e chouriço de carne)
Doces: Cartaxinhos, bolos e ferraduras de noiva, bolo de pão, coscorões, caspiadas, arroz doce, filhoses, fatias paridas, pão-de-ló, arrôbio, pastéis de nata e pastéis de feijão.
Acompanhamentos: Torricado ou toiras, magusto, misturadas, migas e papas de milho.