Notícias Tejo Gourmet
Tejo Gourmet ... já espreita

A Restauração acredita nos Vinhos do Tejo.

Deixou de pensar que só havia vinhos da Região A ou da Região B e começou a perceber que as características dos vinhos desta região têm tanto ou mais potencial para as harmonias que sabiamente constroem.
E o 6º Concurso de Iguarias e Vinhos do Tejo vem de novo aí para avaliar o que cada um decidiu escolher para acompanhar os vinhos do Bairro, do Charneca ou da Lezíria.
Esta trilogia de origens dentro da Região vem caracterizando todos os vinhos e permitindo enriquecer o património nacional de características bem diferentes e, de certa forma capazes de ir ao encontro da melhor sensação, quando encontramos uma iguaria do melhor restaurante do Minho, do Algarve, de Lisboa ou de Almeirim.
Este é o segredo dos vinhos Tejo, tanto se harmoniza com um Prato de Bacalhau, com umas Tripas, com uma Sopa de Peixes do Rio ou com uma Sopa da Pedra.
Quanto a mim, só posso agradecer o convite da Região e da Organização para continuar a dirigir o Concurso. 
Agora o desafio, sendo Nacional, obriga os restauradores a terem na sua Carta de Vinhos uma escolha de marcas e de tipos de toda a Região. Esta diversidade ajuda a confirmar o potencial que os vinhos do Tejo têm para a Gastronomia. Aqui entra o papel do Restaurador e dos seus profissionais, dar a conhecer ao seu cliente o grande potencial dos vinhos da Região.           
A Região em si, está aqui para ajudar à promoção dos seus vinhos quer formando profissionais, quer criando mecanismos para que os vinhos do Tejo tenham o lugar que lhes é também atribuído em mercados Internacionais.
As alterações que se vão verificando atribuem todos os dias novas escolhas porque as ofertas de qualidade são o garante da certeza de uma gastronomia mais rica.
A nós, Concurso cabe-nos também esse papel didáctico da Região e ao fim da 6ª edição, iremos avaliar as nossas falhas para que o futuro seja o Prémio.

Mário Louro
Director do Tejo Gourmet - 6º Concurso de Iguarias e Vinhos do Tejo.