Notícias Confraria
A Verallia Portugal revelou os Grandes Vencedores do Concurso de Design & Criatividade
A Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo esteve presente na cerimónia da entrega de prémios do Concurso de Design & Criatividade organizada pela Verallia na Figueira da Foz.

Na Cerimónia que decorreu na passada Sexta-feira 13 de junho de 2014, à tarde, no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz (CAE), no Pequeno Auditório, a Verallia Portugal revelou quais foram os 5 vencedores desta 1ª edição do Concurso, bem como as 5 Menções Honrosas atribuídas.

A Cerimónia teve abertura com o Diretor Geral da Verallia Portugal, Paulo Pinto que referiu o sucesso desta 1ª edição do Concurso e garantiu uma 2ª edição já no próximo ano letivo. Seguiram-se as palavras da Sra. Vereadora da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Ana Carvalho, que felicitou todos os participantes e incentivou-os a serem ?empreendedores?, distinguindo, igualmente, a Verallia como sendo uma empresa ?exemplo? do Concelho e reforçando o facto de a empresa ser líder de mercado nacional.

Nesta 1ª edição do Concurso aberto a todas as instituições de ensino nacionais, foram recebidas 94 inscrições e avaliados 50 projetos de 4 instituições de ensino: Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha do Instituto Politécnico de Leiria (ESAD); Escola Superior Gallaecia de Vila Nova de Cerveira, Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG) e a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa.

A realização dos projetos teve como base novas soluções de vidro de embalagem, direcionadas a nichos de mercado ou mass-market com vantagens diferenciadoras para os consumidores e distinção no mercado vidreiro. No desenvolvimento deste projeto, os alunos deviam criar essas mesmas soluções em função de um público-alvo específico, tendo em consideração as questões económicas do lançamento de uma garrafa ou de um boião em vidro.
Para além dos prémios indicados no Regulamento do Concurso, ou seja, o 5º prémio: Entrevista com o Diretor Geral da Verallia Portugal e a Diretora de Recursos Humanos, o 4º prémio: Estágio de Verão de um mês na Verallia Portugal, o 3º prémio: um cheque de 1.000,00?, o 2º prémio: um cheque de 1.500,00? e, o 1º prémio um cheque de 2.000,00?, a Verallia Portugal decidiu oferecer a cada premiado o livro ?Design et al?, cujo autor do terceiro capítulo é o Padrinho do Concurso, o Professor Francisco Providência, livro devidamente autografado.

A equipa de jurados teve o ?difícil? trabalho de escolher os vencedores entre vários projetos de elevada qualidade. A equipa de jurados foi composta por elementos da Verallia, clientes, agência de comunicação/tendências, e revistas da área. Todos os elementos da equipa de jurados que não tiveram a oportunidade de estarem presente deixaram aos participantes umas palavras de incentivo e felicitações. Paulo Pinto referiu e agradeceu a todos os elementos presentes na Cerimónia, sublinhando que se torna gratificante ter projetos a cresceram e poder contar com todos os seus parceiros, clientes, colaboradores e entidades oficiais.

Assim sendo, o 1º prémio foi atribuído a Fábio Martins da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa, com o Projeto Drop Cut, na categoria Vinhos. O 2º prémio foi atribuído a Ricardo Pereira da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viana do Castelo, com o Projeto Simbiose, na categoria Sumos e Refrigerantes. O 3º prémio foi atribuído a Wilson Sanches da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa, com o Projeto Ártica, na categoria Aguardentes e Licores. O 4º prémio foi atribuído a Catarina Pires da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa, com o Projeto Gota, na categoria Azeites. O 5º prémio foi atribuído a Rui Antunes da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa, com o Projeto Été, na categoria Aguardentes e Licores.