Notícias Confraria
A Enologia no Feminino

Conversa sobre “A Enologia no Feminino” abre ações da “Cidade do Vinho 2024” em Santarém
 
A iniciativa "A Escola Superior Agrária de Santarém e a Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo convidam..." teve o seu primeiro evento ontem, dia 31 de janeiro, na Sala das Cavalariças, na ESAS - Escola Superior Agrária de Santarém, com o tema " A Enologia no Feminino".
 
As convidadas deste primeiro encontro foram 4 enólogas de excelência, 3 das quais foram alunas da ESAS: Marta Lourenço, Enóloga da Murganheira, Maria Vicente, Enóloga da Ode Winery e Alexandra Mendes, enóloga consultora em vários produtores e Presidente da Associação Portuguesa de Enologia. Temos ainda Martta Reis Simões, Enóloga da Quinta da Alorna que tirou Enologia na UTAD. A moderação esteve à responsabilidade de Madalena Vidigal, Consultora de Enoturismo. Nuno Russo, Vereador com o Pelouro do Apoio ao Desenvolvimento Agrícola do Concelho, da Câmara de Santarém, participou nesta iniciativa, com mais de cem (100) participantes. 
Este é o primeiro evento, integrado nas atividades que vão acontecer ao longo deste ano no âmbito da Cidade do Vinho 2024, no Município de Santarém.
As participantes revelaram, por unanimidade que o “mundo do vinho” já não pertence só aos homens e que as mulheres, ligadas a esta área tem crescido substancialmente. Exemplo disso mesmo, é o sucesso que as
participantes desta conversa têm tido, num mundo em que as mulheres já fazem a diferença.
A sessão, organizada pela Confraria Enófila de Nossa Senhora do Tejo e pela ESAS, nas pessoas de Teresa Batista e Helena Mira, respetivamente, e contou com o apoio da Câmara de Santarém.
Houve lugar para um momento musical animado por Rui Tanoeiro e uma Prova de vinhos produzidos pelas 4 enólogas convidadas.
O feedback desta primeira iniciativa foi tão positivo que a Confraria e a ESAS já estão a trabalhar num próximo encontro do género e que irá acontecer brevemente.