Notícias Confraria
Confraria ficou mais pobre
Médico de reconhecida competência técnica, que pautou a sua trajectória profissional por uma permanente devoção em favor dos mais carenciados e das instituições hospitalares que sempre serviu com infinita generosidade, José Manuel Gonçalves Nogueira faleceu no dia 14 de Fevereiro aos 93 anos.
O Dr. José Manuel Gonçalves Nogueira era natural da Azoia de Baixo, concelho de Santarém, onde nasceu a 29 de Dezembro de 1929 no seio de uma família muito respeitada.
Após cumprir os estudos secundários no Liceu Nacional de Santarém e no Colégio Nuno Álvares, em Tomar, o Dr. José Manuel Gonçalves Nogueira frequentou um ano a Faculdade de Farmácia, porém, viria a cursar medicina na Universidade de Coimbra, onde concluiu a sua licenciatura em 1956.
Este profissional competente e dedicado e este Homem generoso foi homenageado a 10 de Janeiro de 2009 com a inauguração de uma estátua em seu tributo, instalada junto à Liga dos Amigos do Hospital Distrital de Santarém, e a 20 de Abril de 2017 o Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão promoveu-lhe uma Sessão Solene de Homenagem
A poliomielite diagnosticada aos dois anos de idade nunca foi um entrave à vida de José Manuel Nogueira
No antigo Liceu de Santarém – actual Escola Secundária Sá da Bandeira – travou amizade com Joaquim Veríssimo Serrão e Leonardo Ribeiro de Almeida ambos também Membros da nossa Confraria.

Transcreve -se aqui a apresentação deste nosso confrade no dia da sua entronização que aconteceu no Cartaxo a 30 de Outubro 2002 o qual foi proposto pelo seu amigo e nosso Grão Conselheiro Professor Doutor Veríssimo Serrão.
"José Manuel Nogueira é licenciado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e o seu amor à terra onde nasceu, marcou definitivamente o seu percurso profissional, com o exercício da clínica médica na cidade de Santarém. Ao seu pretígio como profissional junta-se a sua notoriedade como dirigente de várias associações cívicas, às quais tem dedicado muito do seu saber com grande generosidade. Estas características definem o cidadão ilustre mas não fizeram apagar o seu enorme apego ao seu ambiente rural de origem, que continua a acarinhar através de uma agricultura vivida com o prazer nstálgico da produção do precioso néctar.
Pelos seus méritos, nomeadamente enófilos, o Dr. José Manuel Nogueira merece ser entronizado."

E assim fica aqui a nossa pequena homenagem a este confrade que nunca faltava às nossas actividades.