Notícias Produtores
Nova marca de vinho do Tejo homenageia Tomar
A paixão pela arte de fazer vinho, tradição, ciência e audácia caracteriza a adega Casal Martins.
“É aqui que vivemos e iniciámos o nosso percurso profissional na viticultura e é aqui que queremos ficar a trabalhar”, foi assim que Anca Poiana Martins, que chegou a Portugal, em Dezembro de 2002, apresentou o seu novo vinho “Castelo Templário”, em homenagem à cidade do Nabão que desde 1160 tem o seu castelo edificado por Gualdim Pais.
 Lançamento do vinho regional Tejo “Castelo Templário “e percurso de Anca Martins
Melhor local não podia haver e dentro das muralhas e, num Convento Património Mundial da Unesco, perante cerca de 120 convidados e com um orgulho dos seus pais, vindos da Roménia, na nossa língua de Camões que domina, Anca juntamente com seu marido Vítor Martins sentia-se muito feliz. Filha de Dumitru Poiana, contabilista e empresário e a sua mãe Maria Poiana, professora, casou na Roménia com Vítor Martins.
Depois de trabalhar na restauração em Portugal, licenciou--se a «pulso» em engenharia do ambiente no IPT de Tomar, iniciou depois o mestrado em
Enologia e Viticultura no Instituto Superior de Agronomia, em Lisboa. Depois abriu a sua adega, na Fontinha/Algás. Investiu em vinhas próprias e outras arrendadas, a área de vinha ronda os 30 hectares, e numa moderna adega, com a mais sofisticada tecnologia vinifica à volta de 100.000 litros. Este ano com a nova adega espera vinificar aproximadamente 250.000 litros. Depois das marcas mais pessoais como D. Anca e Caves do Gira, agora uma nova marca que homenageia a cidade de Tomar e leva o seu nome nos rótulos. Daí a presidente da Câmara, Anabela Freitas, ter referido neste dia “a escolha do título homenageia um monumento de Tomar de Portugal e do mundo e tudo começou neste Castelo como linha de defesa, e oxalá os vinhos da Anca sejam uma linha de defesa dos vinhos de Tomar e do Tejo neste competitivo
mercado”. O professor do Instituto Superior de Agronomia, Manuel Malfeito Ferreira, recordou a tenacidade desta simpática empresária e enóloga, referindo “a primeira vez que a Anca chegou às aulas a Alcântara, vi logo a sua energia.
Adega Casal Martins
A tradição Ribatejana de fazer o vinho, independentemente da dimensão, foi desde sempre uma atividade familiar partilhada por toda a família e amigos mais próximos. Este carater cultural de confraternização em torno da vinha e do vinho que fazem parte do quotidiano Ribatejano estão na génese da Adega Casal Martins.
Foi esta caraterística cultural tão Ribatejana que levou a Anca e Vitor Martins a adquirir vinha e produzir o seu vinho para consumo próprio e dos amigos. De personalidade vincada e uma necessidade própria de excelência levaram a que incessantemente questionasse métodos e técnicas, querendo com orgulho competitivo ter o melhor produto.
 Em 2012, adquirem 13 hectares de vinha que associados aos 2 hectares já existentes permitiram em 2013 abrir a empresa “Adega Casal Martins” com a primeira garrafa de vinho de mesa tinto “Cave do Gira”. O sucesso do produto levou a que em 2 anos a adega disponha de dois frisantes, rosé e branco; dois vinhos de mesa, tinto e branco “Cave do Gira”; e vinhos certificados “Dona Anca”, tinto, branco, rosé e tinto reserva, e aumentar a área de vinho em 30 ha.
Os vinhos da Adega Casal Martins são intensamente frutados e de grande complexidade, são o reflexo de enorme respeito pela natureza e de toda a paixão e dedicação com que as vinhas são geridas. Os vinhos distinguem-se pelas castas utilizadas, castas tintas de Touriga Nacional, Aragonês, Castelão, Alicante Bouschet, Cabernet Sauvignon e Merlot. As Castas brancas: Arinto e Fernão Pires.
Por percursos repletos de desafios, a empresa regionalmente tem canais de distribuição próprios, embora de momento o mercado alvo seja o nacional, um dos nossos objetivos é futuramente exportar para o mercado Europeu.  Para isso continuamos com a mesma dedicação, esperando continuar a produzir qualidade, como aquela já reconhecida em concursos nacionais e internacionais.
Apos a lançamento das duas marcas pessoais CAVE DO GIRA e DONA ANCA, acharam que esta na altura de homenagear a cidade de Tomar porque foi aqui que iniciaram o projeto e aqui que querem continuar a desenvolver. Por isto decidiram criar um vinho com uma marca que, na sua opinião, melhor representa o Convento de Cristo símbolo da cidade de Tomar, lançando assim o “CASTELO TEMPLARIO”.
A adega Casal Martins, que embora recente, rege-se sob os princípios de qualidade, encarando-se como uma empresa empreendedora motivada a melhorar a imagem dos vinhos do Tejo.