Notícias Vinhos do Tejo
Vinhos do Tejo viajam até ao Brasil
Duas Grandes Provas de Vinhos do Tejo, Jantares Harmonizados, Premiação e Master classes fazem parte das atividades da ‘Semana Vinhos do Tejo no Brasil’, tendo como chef de cozinha convidado Rodrigo Castelo.
 
Acontecerá entre os dias 21 e 26 de Fevereiro de 2016 a ‘Semana dos Vinhos do Tejo no Brasil’, na qual produtores da Região Tejo apresentarão ao público brasileiro cerca de 100 vinhos. São todos vinhos  reconhecidos, premiados e seleccionados pela CVR TEJO, entidade responsável pela promoção e certificação dos vinhos desta região.
 
Os produtores da CVR TEJO que irão participar nestas iniciativas no Brasil em 2016 são: ‘Adega Cooperativa do Cartaxo’, ‘Agro Batoréu’, ‘Casal Branco’, ‘Casa Cadaval’, ‘Casal da Coelheira’, ‘Casal do Conde’, ‘Fiuza’, ‘Quinta da Badula’, ‘Quinta do Casal Monteiro’, `Quinta da Lapa´, ‘Quinta da Alorna’ , ‘Pinhal da Torre’, ‘Encosta do Sobral’, ‘Companhia das Lezírias’ e ‘Enoport United Wines’.
 
A Grande Prova Anual, ou seja, a reunião dos produtores acima acontecerá no dia 23.02 no Iate Clube do Rio de Janeiro (15h às 20h). E no dia 25.02 no Consulado de Portugal, em São Paulo (15h às 20h). “A Região do Tejo produz óptimos vinhos apreciados em Portugal e no mundo inteiro, pois são bastante premiados em todos os mercados. Sua presença no importante mercado do Brasil cresceu 30% em 2015”, afirma Luís de Castro, Presidente da CVR TEJO.
 
Durante a Grande Prova acontecerá como atividades paralelas a ‘Vino Bikes Tejo’, a ‘Master Class Vinhos do Tejo’ (Palestras com degustação) e a entrega dos prémios ‘Tejo Master’.  “Temos verificado com agrado que os vinhos do Tejo estão cada vez mais bem aceites pelos brasileiros e tudo isto se deve à sua qualidade”, resume João Silvestre, Diretor Geral da CVR TEJO.
 
Este ano o evento contará com a presença do bem conhecido e premiado chef Rodrigo Castelo, proprietário do ‘Taberna Ó Balcão’, em Santarém, que é a personalidade convidada pela CVR TEJO para comandar degustações com vinhos do Tejo – em jantar e almoço - fechados exclusivamente para a imprensa e empresários do setor - nos dias 21.02 (Adegão Português, jantar, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro) e 26.02 (Alma Cozinha, almoço, Perdizes, São Paulo).
 
Sobre o chef Rodrigo Castelo: Nascido em Santarém, Portugal, em 1980, desde cedo desenvolveu o gosto pela cozinha. É proprietário do aconchegante restaurante ‘Taberna Ó Balcão’, em Santarém, o respeito pelos produtos do Ribatejo sempre fez parte da sua forma de vivenciar a cozinha – mesmo quando mais jovem se limitava a fazer petiscadas aos amigos. Por instinto e curiosidade, vem desenvolvendo um consistente reportório gastronómico, de inspiração tradicional e regional. Em julho passado voltou a se desafiar ao apostar em um novo projeto, o ‘Peixe Ó Balcão’, que abriu no ‘Mercado de Algés’. O restaurante ‘Taberna Ó Balcão’ ganhou o ‘Prémio Revelação do Tejo Gourmet 2014 - 5º Concurso de Iguarias e Vinhos do Tejo’, que teve âmbito nacional.