Notícias Confraria
Confraria homenagiou D. Graciete Monteiro

No passado dia 5 de Dezembro a Confraria prestou homenagem, na pessoa de Dr. Jose Lobo Vasconcelos, a  D. Graciete Monteiro.

Graciete Maria Duarte Pereira Monteiro nasceu em Almeirim e veio mais tarde viver para Santarém. Casou aos dezanove anos e foi viver para o Porto, onde o marido estudava engenharia civil - nosso confrade Eng. Ilídio Monteiro que faleceu em Fevereiro deste ano. Depois foi viver para Lisboa.

Há 36 anos comprou a Quinta Vale de Fornos e desde aí residiu sempre na Quinta da qual ficou responsável. Esta responsabilidade não lhe foi imposta por ninguém mas foi a própria D. Graciete que assumiu pois, tendo ficado fascinada com a vinha, apaixonou-se completamente pela Quinta.
Como a agricultura não era a sua área de conhecimento, D. Graciete começou a estudar sobre vinha e sobre vinhos. Começou a travar conhecimento com pessoas do ramo, para tentar aprender e fez imensas viagens, para ver o que se fazia no estrangeiro. Decidiu dar a imagem de uma quinta que produzia um único produto - o vinho. Uma das razões foi porque sempre tinha existido vinho nesta quinta, mais precisamente desde 1863.
D. Graciete Monteiro era uma mulher muito trabalhadora mas, em simultâneo, muito dedicada à família. Era uma pessoa exigente com os outros e com ela própria, com uma personalidade muito forte, tendo sido ao longo da sua vida uma pessoa sempre igual a ela própria.

Foi fundadora da Viticartaxo, da Comissão Vitivinícola Regional do Cartaxo, da Comissão Vitivinícola Regional do Ribatejo, actual CVR Tejo, da Rota dos Vinhos do Tejo e da nossa Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo. Esteve sempre ligada a todas as actividades que fizeram na Região, para sempre dar o seu contributo ao VINHO. Na nossa Confraria ocupava o cargo de Grã Chanceler.