Notícias Vinhos do Tejo
Vindimas 2015 na Região do Tejo
“O ano de 2015 tem-se revelado um excelente ano vitícola” é assim que o nosso Confrade José Eduardo Sousa, responsável pelo Departamento de Viticultura da CVR Tejo qualifica a campanha deste ano.
Segundo o técnico da CVRT, tivemos um inverno seco seguido de uma primavera seca, sendo que Maio foi o mês mais quente desde que se fazem registos na região. O verão tem-se apresentado quente e seco. Estas condições climatéricas foram excelentes para a cultura da vinha, por isso as vinhas não apresentaram doenças e as uvas são de qualidade excepcional.
A vindima na região teve início na segunda semana de Agosto. Nessa semana começaram a vindimar-se as castas brancas mais precoces como a Fernão Pires, casta emblemática da região.
Tradicionalmente os produtores da Charneca são os primeiros a começar a vindima, este ano não foi excepção. Na generalidade dos casos já vindimaram as castas brancas e estão agora a meio da vindima das castas tintas.
No Campo a vindima está ligeiramente mais atrasada, há produtores ainda a terminar a vindima das castas brancas e simultaneamente já iniciaram a vindima das castas tintas mais precoces, como o Castelão e Aragonez.
Os produtores do Bairro, como é habitual, começam a vindima um pouco mais tarde. Este ano a vindima no Bairro está uma semana atrasada para uma parte substancial dos produtores. As condições climatéricas a norte da região têm propiciado maturações fenólicas antecipadas contudo, as maturações alcoólicas estão genericamente um pouco atrasadas, por este motivo já se começaram a vindimar algumas castas brancas mas as castas tintas ainda não começaram a ser vindimadas. No Bairro prevê-se o fim da vindima para o final de Setembro, sendo que neste momento está completa cerca de 20% da vindima.
No que toca à qualidade desta vindima todos os enólogos são unânimes: este será um ano excepcional para o Tejo.